Capa dura, 72 páginas. Editora Réptil.
O fotógrafo João Vianna lança, dia 18, deste mês o livro "Viver Fernando de Noronha", pela Réptil Editora. A obra é o resultado do privilégio de viver, durante três anos, onde todo o brasileiro sonha em tirar férias – o arquipélago de Fernando de Noronha.
Tudo começou quando este professor de educação física, um quase-urbano, decidiu dar ouvidos ao coração e se mudou de mala e rolos de filme, indo morar na ilha. Com a alma em expansão de quem faz o que ama, ele revelou, filme após filme, uma Noronha até pouco tempo incógnita.
Um registro sincero de quem se valeu dos próprios olhos como a melhor lente, e que, através de sua contemplação, proporciona aos leitores uma verdadeira viagem de sons, luzes, costumes, surf, fauna & flora, gente, sonho, céu e mar, contrastes e magia. "O livro é inédito por ser o único do assunto produzido por um fotógrafo que morou em um dos mais belos paraísos tropicais do mundo. Nele, o leitor tem acesso, de vários ângulos e situações, às paisagens e locais nunca antes vistos por turistas que já foram à ilha", diz João Vianna.
"Viver Fernando de Noronha" possui 62 fotografias, escolhidas a dedo, de um acervo de mais de 15.000 imagens. Vianna, que registrou paisagens nas diferentes estações do ano, conhece trilhas e caminhos da Ilha com a palma da mão. Bom nadador, com habilidade para o mergulho em apnéia, obteve belíssimas fotos da rica vida marinha. Cardumes exibindo sua coreografia sincronizada, além de predadores e presas dramatizando a ópera da sobrevivência entre coloridos corais e o vai-e-vem das algas podem ser apreciados no livro, que é uma verdadeira obra de arte. Registros de surfistas e atobás pegando onda e o trabalho dos pescadores também foram feitos por Vianna.
"No estado de sentir a areia ser aquecida pelo amanhecer, observar o vai-e-vem dos pássaros, testemunhar a força das "marés de lua", admirar o sol que mergulha sem pressa no mar dourado que registrei fragmentos e os compartilho com os leitores e amantes de Noronha. As imagens podem conter nas suas "entrelinhas", além da beleza doada pela natureza, elementos para reflexão", desta forma Vianna explica como montou a obra.
João Vianna, ligado nas questões ambientais, aderiu ao Projeto de reflorestamento Verde-Amanhã – uma iniciativa da fundação Jayme Sholna, o que confere ao livro "Viver Fernando de Noronha" o selo do projeto. As árvores usadas na produção do papel não são de desmatamentos ilegais e o impacto ambiental causado pela produção desta obra resultou no plantio de 47 mudas de árvores nativas em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
O coquetel de lançamento acontecerá às 18h30, no Restaurante Líquido – Rua Barão da Torre, 398 – Ipanema.
__________________________________________________________
Lançamento Livro "Viver Fernando de Noronha", pela Editora Réptil
Dia: 18 de setembro, quinta-feira
Hora: às 18h30
Local: Rua Barão da Torre, 398 – Restaurante Líquido – em Ipanema
Valor do livro: 69,00
3 comentários:
Meu querido Jonny Quest. Você sabe muito bem, que prefiro as palavras faladas às escritas. Não sou um blogueiro, mas preciso participar mais. Náo é por não escrever que não acompanho seu trabalho. Sei de tudo o que vem fazendo, não pelas notícias virtuais, mais sim, pelas notícias olfativas , táteis e orais.
Obrigado por fazer parte da minha vida!!!
Meu amor, continue sintonizado nessa rádio.
Beijos, Pedro Ielpo.
"Bemvinda ao mundo dos que realizam seus sonhos"... Foi o que vc me disse recentemente...
Lembro na varanda da minha casa, no primeiro dia que a gente saiu, vc me contando do projeto de ir morar em Noronha. Lembro como se fosse hoje de ter ficado feliz de conhecer alguém assim, com um sonho tão diferente do cotidiano do qual eu estava acostumada... alguém de fato disposto a largar o conforto que a segurança traz pra ir atrás do desconhecido.
E eu lembro de ter visto uma cor azul muito forte em volta de vc... Nem te conhecia direito mas vc já parecia pertencer à um lugar parecido com o paraíso.
Ao ser capaz de ir atrás do seu sonho, o universo passou a te abrir muitas portas. Você, sempre com muita paciência e uma capacidade - que considero incrível - de controlar a ansiedade, soube seguir o caminho azul, o caminho do coração.
Acho que foi em Noronha que vc realmente cresceu e aprendeu a ser um homem de verdade. Esse homem com quem eu opto por compartilhar a minha vida.
O caminho que vc tomou, hoje tá podendo ser compartilhado nesse livro. O livro azul. O livro da luz, do coração.
Obrigada por me ensinar tanta coisa.
Com amor,
Amelia
Joao,
Meus grandes parabens pelo seu livro, so de ver as imagens disponiveis em seu flickr ja e possivel sentir um pouco do 'positive vibration' de Noronha.
Foi um grande prazer ter lhe conhecido atraves da materia sobre a Ilha de Marajo para a Jungle Drums e espero que possamos ainda ter outras parcerias.
Tudo de bom e sucesso no lancamento.
Grande abraco,
Gabriel Silvestre
Travel Editor
Jungle Drums Magazine
www.jungledrumsonline.com
Postar um comentário